O TikTok se
consagrou, em 2019, como a quarta maior rede social do mundo. Ultrapassou
o Facebook em
número de downloads e atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários mensais, segundo
estudo da Infobase Interativa. Embora em ascensão meteórica, muita gente ainda
se pergunta: o que
é TikTok e porque é tão popular?
O TikTok (iOS/Android) é uma ferramenta para
compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, mas que oferece amplos
recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora,
gifs, fazer cortes e usar a criatividade.
Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir,
curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo
WhatsApp.
O TikTok cresceu graças ao seu apelo para a viralização. O
usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem
sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira — o que atrai
muito o público jovem.
Um exemplo é o vídeo abaixo, do brasileiro Vincynite, que passou
a marca dos 10 milhões de visualizações. A música que ele compôs para a
publicação foi reutilizada por mais de 210 mil usuários no TikTok. Reproduzir e
adaptar posts é parte do jogo.
Qual é
origem do TikTok?
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly.
Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem
vídeos dublando músicas.
Tik Tok Imagem: logodownload.org |
Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que
na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin. Então, o Musical.ly se
tornou TikTok, para ser difundido internacionalmente, enquanto Douyin continuou
a circular entre os chineses.
Em 2019, o app do TikTok foi baixado 750 milhões de vezes. Quase
um terço da população da Índia — principal mercado do aplicativo — e dos EUA
usa o TikTok.
De acordo com a agência de consultoria Sensor Tower, cerca um
bilhão de vídeos são vistos a cada 24h. Isso fez a receita anual da empresa
crescer incríveis 521%.
TikTok é
seguro para crianças?
É sabido que 66% dos usuários gerais do TikTok têm menos de 30
anos. Entre os usuários ativos mensais, 60% têm entre 16 e 24 anos. Logo, são
crianças e jovens produzindo e consumindo a maior parte do conteúdo publicado
na plataforma.
A preocupação com os pequenos fez com que o TikTok nos EUA
lançasse uma versão voltada para o público menor de 12 anos. Lá as crianças
podem produzir vídeos, mas não podem publicá-los em um perfil público na
internet — uma das preocupações dos pais é justamente deixar os filhos expostos
a usuários mal intencionados.
Além disso, há uma curadoria que seleciona conteúdo apropriado
para os menores.
Como
ganhar dinheiro com TikTok?
Os usuários populares, com mais de 1000 seguidores, podem fazer
transmissões ao vivo no
TikTok. E os seus seguidores podem presenteá-los com as moedas virtuais
chamadas “Rubies”, que são compradas no próprio aplicativo.
Quando a live é
encerrada, o usuário fica com 50% das moedas recebidas e deve trocá-las por
diamantes, e então trocá-los (de novo) por dinheiro real. O restante das moedas
é revertido em dinheiro para o TikTok, e para as lojas App Store e Google Play.
Para impulsionar a popularidade do app no Brasil, a empresa
decidiu dar prêmios em dinheiro para os usuários
que recomendarem o TikTok para outras pessoas.
Para participar, você recebe um código que deve ser
compartilhado com seus amigos e seguidores — quantos você quiser. Quando eles
baixarem o aplicativo, devem abrir a página da campanha e inserir o seu código.
E então devem usar o aplicativo por ao menos 10 dias para receber o prêmio. O
valor que você recebe pode chegar a R$ 500.
Há, ainda, outras formas de ganhar dinheiro no TikTok, como
compartilhar conteúdo, publicar vídeos ou simplesmente assisti-los. Em parte,
responsável pela popularidade.
Quais são
os concorrentes do TikTok?
O YouTube já
planeja enfrentar a concorrência com o TikTok, criando um espaço para a
produção e a publicação de vídeos curtos, intitulado YouTube
Shorts. O Instagram incluiu o recurso Cenas no seus
Stories para oferecer novas opções de edição de vídeos curtos na plataforma.
O Google, por sua vez, anunciou o lançamento do Tangi, para
que as pessoas criem e compartilhem tutoriais em vídeos de até 60 segundos. Já
o Facebook lançou o Lasso,
também para vídeos de dublagens e virais. A receita é sempre vídeos curtos e
música.
A chinesa Kuaishou Tehcnolody lançou o Kwai, app
de vídeos curtos, contando com apoio de Winderson Nunes e outros
influenciadores para alavancar o púbico brasileiro.
Ninguém quer ser deixado para trás pelo Tik Tok.