sábado, 10 de abril de 2021

A rede social do momento

Se você não sabe o que é TikTok, apresentamos as principais características dessa rede social e tentamos explicar porque é tão popular


Nome: Gabriella Sobral
Fonte: ecnoblog.net
Em: 08/05/2020


TikTok se consagrou, em 2019, como a quarta maior rede social do mundo. Ultrapassou o Facebook em número de downloads e atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários mensais, segundo estudo da Infobase Interativa. Embora em ascensão meteórica, muita gente ainda se pergunta: o que é TikTok e porque é tão popular?

 

O TikTok (iOS/Android) é uma ferramenta para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, mas que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade.

As famosas dancinhas do Tik Tok
Imagem: uploads.metropoles.com


Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

O TikTok cresceu graças ao seu apelo para a viralização. O usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira — o que atrai muito o público jovem.

Um exemplo é o vídeo abaixo, do brasileiro Vincynite, que passou a marca dos 10 milhões de visualizações. A música que ele compôs para a publicação foi reutilizada por mais de 210 mil usuários no TikTok. Reproduzir e adaptar posts é parte do jogo.

 

Qual é origem do TikTok?

O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.

Tik Tok
Imagem: logodownload.org


Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin. Então, o Musical.ly se tornou TikTok, para ser difundido internacionalmente, enquanto Douyin continuou a circular entre os chineses.

Em 2019, o app do TikTok foi baixado 750 milhões de vezes. Quase um terço da população da Índia — principal mercado do aplicativo — e dos EUA usa o TikTok.

De acordo com a agência de consultoria Sensor Tower, cerca um bilhão de vídeos são vistos a cada 24h. Isso fez a receita anual da empresa crescer incríveis 521%.

TikTok é seguro para crianças?

É sabido que 66% dos usuários gerais do TikTok têm menos de 30 anos. Entre os usuários ativos mensais, 60% têm entre 16 e 24 anos. Logo, são crianças e jovens produzindo e consumindo a maior parte do conteúdo publicado na plataforma.

 

A preocupação com os pequenos fez com que o TikTok nos EUA lançasse uma versão voltada para o público menor de 12 anos. Lá as crianças podem produzir vídeos, mas não podem publicá-los em um perfil público na internet — uma das preocupações dos pais é justamente deixar os filhos expostos a usuários mal intencionados.

Além disso, há uma curadoria que seleciona conteúdo apropriado para os menores.

Como ganhar dinheiro com TikTok?

Os usuários populares, com mais de 1000 seguidores, podem fazer transmissões ao vivo no TikTok. E os seus seguidores podem presenteá-los com as moedas virtuais chamadas “Rubies”, que são compradas no próprio aplicativo.

Quando a live é encerrada, o usuário fica com 50% das moedas recebidas e deve trocá-las por diamantes, e então trocá-los (de novo) por dinheiro real. O restante das moedas é revertido em dinheiro para o TikTok, e para as lojas App Store e Google Play.

Para impulsionar a popularidade do app no Brasil, a empresa decidiu dar prêmios em dinheiro para os usuários que recomendarem o TikTok para outras pessoas.

Para participar, você recebe um código que deve ser compartilhado com seus amigos e seguidores — quantos você quiser. Quando eles baixarem o aplicativo, devem abrir a página da campanha e inserir o seu código. E então devem usar o aplicativo por ao menos 10 dias para receber o prêmio. O valor que você recebe pode chegar a R$ 500.

 

Há, ainda, outras formas de ganhar dinheiro no TikTok, como compartilhar conteúdo, publicar vídeos ou simplesmente assisti-los. Em parte, responsável pela popularidade.

 

Quais são os concorrentes do TikTok?

YouTube já planeja enfrentar a concorrência com o TikTok, criando um espaço para a produção e a publicação de vídeos curtos,  intitulado YouTube Shorts. O Instagram incluiu o recurso Cenas no seus Stories para oferecer novas opções de edição de vídeos curtos na plataforma.

O Google, por sua vez, anunciou o lançamento do Tangi, para que as pessoas criem e compartilhem tutoriais em vídeos de até 60 segundos. Já o Facebook lançou o Lasso, também para vídeos de dublagens e virais. A receita é sempre vídeos curtos e música.

A chinesa Kuaishou Tehcnolody lançou o Kwai, app de vídeos curtos, contando com apoio de Winderson Nunes e outros influenciadores para alavancar o púbico brasileiro.

Ninguém quer ser deixado para trás pelo Tik Tok.


Redes sociais

As tendência no mundo virtual em 2021 


Nome: Gabriella Sobral

Fonte: grupos2mkt.com

Em:15/01/2021


Afirmar que a maioria das pessoas passa grande parte dos seus dias nas redes sociais não é nenhum exagero, ainda mais nos dias de hoje.

As redes sociais já são parte integrante da vida e das rotinas diárias da grande maioria dos indivíduos, o que faz com que elas sejam um excelente lugar para as empresas trabalharem, com o objetivo de atingir um maior número de pessoas.

Porém, para isso, é mais do que importante estar ligado em todas as novidades e tendências do mundo digital, para assim não ficar atrás da concorrência.

Leia e descubra quais serão as tendências redes sociais em 2021!

 

A importância das redes sociais para os negócios

Não importa se você possui uma pequena ou uma grande empresa, as redes sociais ou mídias sociais, a forma mais correta de nomeá-las, são essenciais para as suas estratégias de marketing.

As diferentes plataformas do mundo digital ajudam a corporação a se conectar com os clientes, aumentar a conscientização sobre a sua marca e, através das estratégias de Marketing Digital, aumentar os seus leads e vendas.

Principais Redes sociais

Imagem: say-u.pt

É importante ter esse pensamento: se as pessoas não souberem sobre a sua empresa, elas não poderão se tornar clientes. E as mídias sociais são o canal exato para trazer essa visibilidade para a sua marca, afinal, cerca de 3,2 bilhões de indivíduos usam ao menos uma rede social, de acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa inglês Emarsys, em 2019.

Porém, de nada adianta saber o que é marketing de conteúdo, fazer a geração de leads multicanal, se for para você escolher qualquer rede social sem critério algum para começar a publicar. É necessário estar de olho nas tendências das redes sociais para os próximos anos e investir naquelas que possuem mais chances de trazer os melhores resultados para a sua estratégia.

Social Media Week: o evento para ficar de olho!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na Social Media Week. Bom, se nunca, saiba que ela é uma conferência mundial e plataforma de notícias que possui a missão de levar aos profissionais de marketing digital, mídias sociais e comunicação as melhores ideias, informações e oportunidades para desenvolverem o seu trabalho no mundo digitalizado.

Mas por qual motivo você deve estar de olho nesse evento? Justamente para saber quais são as tendências do ano, como as empresas estão rentabilizando nas mídias sociais e o que você pode aproveitar para a sua empresa.

Entre os dias 09/11 a 28/11 de 2020 a empresa brasileira mLabs realizou uma pesquisa com 2.392 respondentes, sendo 95% líderes que participam diretamente do processo de decisão de compra, 74% agências e 27% empresas, sobre as grandes apostas para 2021. 

 


Redes Sociais
Imagem: 
cdn.blog.vivomeunegocio.com.br

Redes sociais: tendências

Falando em investimento em redes sociais para 2021, o Instagram, rede social gigante já consolidada no mercado, ainda aparece em 1º lugar, com a aposta de 96% dos investimentos por parte das empresas. Isso porque em 2020 tivemos o lançamento de diversos recursos como o Reels (a fim de competir com o TikTok) e a compra de produtos diretamente no aplicativo – aliás, você sabe como usar o Instagram Shopping? Se não, é hora de aprender! 



Em 2º lugar, aparece o WhatsApp, com 88% das apostas e, em 3º lugar, o Facebook (83%). Sim! Apesar do boato que essa última rede social estaria “morrendo”, ela conta com muitas ferramentas importantíssimas, como a de criação de anúncios. 

Agora, quando o assunto é tendência, dois aplicativos aparecem ocupando o 1º lugar: TikTok e Spotify, com 28%. Quanto ao TikTok, não foi surpresa nenhuma! A rede viralizou em 2020, tanto que uma pesquisa revela preferência dos consumidores por anúncios no TikTok. O aplicativo ainda apareceu como o mais baixado do mundo por diversos meses.

 

Se você ainda acha que por lá só rolam vídeos de dancinha, saiba que está perdendo tempo! Muitas empresas estão utilizando-o como um canal de divulgação da marca, com a ajuda de grandes influenciadores. 

Já o Spotify é uma grande tendência pelo crescimento dos famosos Podcasts! A junção de “o que o público quer ouvir + entrega qualificada” não poderia dar em outro resultado, que não o sucesso!

Telegram aparece em 2º lugar, com 22%. Ele bombou em 2020, e trata-se de um aplicativo de mensagens. Por lá, é possível montar grupos sobre diversos assuntos – desde grupos sobre processos seletivos de Trainee, até grupos sobre clube de leitura. Ou seja, tem lugar para todo mundo!

E, em 3º lugar, com 21%, temos as Comunidades! O marketing de comunidade une as pessoas e as mantém engajadas com a marca. Isso gera conexão e experiência: tudo o que o consumidor 5.0 quer! 

Aqui, não se trata necessariamente de uma rede social específica: você pode criar as chamadas Comunidades em torno da marca em grupos do Facebook ou do Telegram, por exemplo. Essa é a melhor forma de se conectar com quem já é cliente e incluir ainda mais valor no seu serviço ou produto!


A rede social do momento

Se você não sabe o que é TikTok, apresentamos as principais características dessa rede social e tentamos explicar porque é tão popular Nome:...